Hagana

Para entendermos o Krav Maga como Arte Marcial para Defesa Pessoal necessitamos entender o significado de "Defesa Pessoal" (Yaron Lichtenstein , 2007) e o que isso representa para o povo em Israel. Durante milhares de anos, o povo hebreu nunca foi considerado um povo guerreiro. Historicamente, o povo hebreu é conhecido pela sua capacidade de resistência e por muitas vezes ser chamado a defender-se contra os mais variados inimigos. Os judeus sempre se consideraram defensores e não agressores. Este conceito concretizou-se com a independência de Israel pela qual lutaram muitos grupos de resistência dando significado ao termo "Hagana", a palavra hebraica para "Defesa", e culminando na criação das Forças de Defesa de Israel (IDF).

É nessa herança genética e tradição que o Krav Maga como Arte Marcial tem génese e  revela-se pelo seu fundador, Imrich “Imi” Lichtenfeld, através da formação e treino em Defesa Pessoal que este prestava mesmo antes mesmo antes da formação do estado de Israel. A sua larga e ampla experiência como atleta olímpico, em múltiplas modalidades como o Judo, Boxe e Luta Greco-Romana, e complementada com o seu percurso militar na 2ª grande guerra, disponibilizaram componentes fundamentais que combinados também com larga experiência no domínio de facas e bastões modificaram a concepção das artes marciais no que respeita ao desenvolvimento de múltiplas possibilidades de defesa contra estas armas.

(Fonte da Imagem: Museu da Cultura Judaica do Museu Nacional Eslovaco)

 

 

Conceitos Fundamentais

O Krav Maga ensina-se em Hebraico

"Olha para o telhado e para aquelas duas gordas Zonot (put*s)"...(risos)..."Imi, deveria querer dizer Yonot (pombos)" (Yaron Lichtenstein, 2007, pag. 347).
Torna-se por vezes um exercício impossível, ou deturpador, a tradução dos exercícios de Krav Maga no original Hebreu para outra língua simplesmente porque tais exercícios não existem noutras Artes Marciais.

Eu falo o hebraico que eu percebo.

Imi Lichtenfeld

O fundador criou o Krav Maga como Arte Marcial à volta de 4 conceitos principais, ou assumpções,  (Yaron Lichtenstein, 2007, pag. 347) sem ordenamento específico pois cada uma está relacionada com as outras.

  • Defesa específica contra ataque específico;
  • Menor caminho, máxima velocidade, máxima força no soco;
  • Que nenhum movimento seja estranho para nós;
  • Faça o que pode mas faça bem;

Bukan School of Krav-Maga foi fundada em 1977, na cidade de Rehovot, Israel, pelo criador do Krav-Maga, Imi, e seu discípulo mais graduado e herdeiro profissional, Yaron Lichtenstein.

Fonte: "Bukan", https://kravmaga-bukan.com/bukan/